Após título, Coritiba encerra parceria e inicia novo time feminino
MatériaMais Notícias
da bet esporte: O Coritiba encerrou a parceria com o Imperial nesta semana para assumir a gestão do futebol feminino. A decisão aconteceu um dia depois das Gurias do Coxa conquistarem o título do Campeonato Paranaense no domingo (14), diante do Toledo, no Trieste Stadium.
continua após a publicidadeRelacionadasFutebol NacionalConselho do Coritiba rebatiza setor do Couto Pereira que era de ex-presidente mortoFutebol Nacional17/12/2025Futebol NacionalCoritiba renova com goleiro reserva para 2026Futebol Nacional16/12/2025Futebol NacionalCoritiba vende percentual da SAF para grupo do Independiente del ValleFutebol Nacional15/12/2025
da dobrowin: ➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Coxa e Imperial optaram não renovar o contrato, que se encerra em 31 de dezembro, na segunda-feira (15). A decisão foi feita de forma conjunta.
Com o fim da parceria, que vinha desde 2022, a diretoria alviverde passará a investir em uma equipe própria. A avaliação interna era de que essa transição já tinha sido iniciada nesta temporada, quando buscou atletas no mercado, como algumas que vieram do rival Athletico, que tinha encerrado o time feminino próprio e agora terá que começar do zero pelo acesso à Série A.
continua após a publicidade
O Coritiba, por exemplo, já possui um staff dedicado somente ao futebol feminino e ampliará o número de profissionais. Por outro lado, usava a estrutura do Imperial para a maioria dos treinamentos e agora pretende utilizar o CT da Graciosa.
Em um projeto recente, o ‘Sementes da Glória’, o Coxa quer usar o Imposto de Renda (IR) para angrariar recursos e fortalecer a modalidade. Além do Imperial, o clube teve parcerias com o Foz Cataratas em 2017 e com o Toledo em 2020.
continua após a publicidade
Lance!
➡️ Veja mais notícias do Coritiba
Acesso à Série A obriga Coritiba a ter time feminino
De volta à Série A, o Coritiba é obrigado a ter um time de futebol feminino. Essa exigência na elite do futebol brasileira foi imposta pela CBF em 2019.
Diferente de Athletico e Chapecoense, que também subiram de divisão e vão precisar criar do zero ou fazer alguma parceria, o Coxa avalia que está ‘passos à frente’. Nesta temporada, as ‘Gurias do Coxa’ foram eliminadas nas oitavas de final da A3 do Brasileirão e na terceira fase da Copa do Brasil. Já no estadual, o Coritiba foi campeão contra o Toledo.
Em 2026, o Coritiba tem o estadual, o Brasileirão A3 e a Copa do Brasil como calendário.
Imperial faz nota sobre o fim da parceria com o Coritiba feminino
Time amador de Curitiba, localizado no bairro Mossunguê, Imperial tinha parceria com o Coxa desde 2022. Em nota, o clube afirmou que o projeto feminino, iniciado há 11 anos, seguirá com a ideia de formação de atletas.
“O Imperial Futebol Clube comunica oficialmente a não renovação da parceria com o Coritiba Foot Ball Club para 2026.
A decisão foi tomada de forma conjunta, em comum acordo entre as partes, encerrando um ciclo pautado pelo respeito, profissionalismo e cooperação mútua, a partir de 2026.
Durante o período de parceria, foram vivenciadas importantes experiências, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e institucional de ambas as entidades, especialmente no fortalecimento do futebol feminino.
O Imperial Futebol Clube agradece ao Coritiba Foot Ball Club pela parceria, pela confiança depositada e pelo relacionamento construído ao longo deste período, desejando sucesso em seus projetos futuros.
O Imperial Futebol Clube segue firme em seu compromisso com a formação de atletas, a valorização do esporte e a continuidade de seus projetos esportivos e sociais“.
Tudo sobre
BrasileirãoCoritibaFutebol FemininoFutebol Nacional