Após caso do Morumbi: relembre outros acidentes em estádios no país
MatériaMais Notícias
da realsbet: O gol de Michel Bastos que deu a vitória ao São Paulo contra o Atlético-MG, na última quarta-feira pelas quartas de final da Libertadores, também ficou marcado de forma negativa. Logo após o lance, cerca de25 pessoas caíram após a quebra de uma grade na arquibancada do Morumbi, deixando 16 pessoas feridas.
RelacionadasSão PauloVÍDEO: Torcedor filma a própria queda da arquibancada do MorumbiSão Paulo12/05/2016São PauloTorcedor que caiu no Morumbi relata medo por gravidez da esposa: ‘Achei que ia perder o bebê’São Paulo12/05/2016São PauloPerito culpa corrosão de soldas por acidente em grade no MorumbiSão Paulo12/05/2016
da cassino online: Apesar do acidente desta quarta, felizmente, não ter feito vítimas fatais, houve casos no Brasil que culminaram em tragédia. Em 2007, por exemplo, sete pessoas morreram – e 40 ficaram feridas – após desabamento de arquibancada na partida entreBahia e Villa Nova, no estádioFonte Nova. Esta é, até hoje, o maior desastre em estádios brasileiros.
2009 – Ronaldo e a queda do alambrado
Outro acidente que ficou bastante marcado, não pela gravidade mas pelo personagem envolvido, aconteceu na estreia de Ronaldo com a camisa do Corinthians – diante do Palmeiras, em 2009, no estádio Eduardo José Farah (Farazão), em Presidente Prudente (SP). Naocasião,o Fenômeno escalou um dos alambrados onde estava a torcida do Timão, após marcar o gol de empate no fim. A estrutura desabou, mas ninguém ficou ferido.
2002 – Clássico de Campinas
No estádio Brinco de Ouro, antes do clássico entre Guarani e Ponte Preta, parte do alambrado se rompeu etorcedores caíram no fosso. Ao despencarem de uma altura de quase quatro metros, 25 pessoas ficaram feridas. Este caso ocorreu em 2002.
2000 – Final da Copa João Havelange: partida remarcada
Uma briga entre torcedores no duelo entre Vasco e São Caetano, na final daCopa João Havelange, foi motivo de queda do alambrado de São Januário. No momento do acidente, a partida estava empatada em 0 a 0. O confronto teve que ser remarcado e sagrou o Vasco como campeão.No total,175 pessoas ficaram feridas.
1995 – Camisa jogada e diversos feridos
Em 2005, o que era para causar alegria, virou drama. O lateral Vítor, do Corinthians, foi jogar uma camisa para a torcida depois de amistoso contra o Taubaté, na cidade de Taubaté (SP). Cerca de 300 pessoas se aglomeraram no muro da arquibancada e parte da estrutura desabou, ocasionando 20 torcedores no fosso e cinco pessoas feridas.
1992 – Maior tragédia do Maracanã
Em um cenário esportivo bem diferente do atual, em que estádios sofriam com arquibancadas superlotadas, o Maracaná recebeu mais de 120 mil pessoas para a final do Campeonato Brasileiro de 1992 entre Flamengo e Botafogo. Diversos rubro-negros caíram, apósuma grade de proteção das arquibancadas se romper. O triste saldo foi detrês mortos e 90 feridos.
1973 – Incidente na inauguração do Albertão
Em plena inauguração do estádio Governador Alberto Tavares, o Albertão, em Teresina (PI), uma grade de segurança se rompeu,ocasionando, assim, a morte de cinco pessoas e ferindo 70 pessoas. O fato ocorreu na partida entreTiradentes-PI e Fluminense, válida pelo Campeonato Brasileiro de 1973.
1969 – Acidente após queda de um raio
Um fato inusitado causou uma tragédia no confronto entre Corinthians e São Paulo, em 1969. Um raiocaiu próximo ao estádio do Morumbi, o que resultou num tumulto na saída dos torcedores do estádio. No empurra-empurra, um dos muros desabou com a pressão e dezenas de pessoas caíram de uma altura de quatro metros. Um torcedor corintiano faleceu.
1964 – Recorde de público e de feridos
Logo no início do jogo entreSantos e Corinthians, na Vila Belmiro, parte da arquibancada caiu e deixou 181 torcedores feridos – ou seja, o maior número de lesionados em um acidente em estádio no país. E outro número chama a atenção: os 32.986 pagantes, até hoje, constituem o recorde de público da Vila.